Acadêmicos do curso compartilham experiências de estágio com apoio de seus supervisores (Fotos: Giulia Moreira/Dicom Unitins)
O curso de Serviço Social/Câmpus Palmas da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) promoveu o IV Fórum de Estágio Supervisionado, com o tema “Desafios e Experiências Formativas em Estágio Supervisionado”. O evento ocorreu na terça-feira, 4 de junho, no auditório do Câmpus Palmas e reuniu acadêmicos, supervisores de campo e comunidade acadêmica em um espaço de reflexão e troca de saberes.
A mesa diretiva foi composta por assistentes sociais convidados que também atuam como supervisores de campo: Gabrielly Cristiny Maia, representante do Núcleo de Apoio Psicossocial e Educacional (Nape) da Unitins; Bárbara Xavier, do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca) Glória de Ivone; Cristiane Almeida e Leandro de Sousa, do Escritório Social; e Alcileia Belga, da Fundação Pró-Rim.
Durante o fórum, os acadêmicos compartilharam suas experiências de estágio supervisionado, com o apoio e acompanhamento de seus respectivos supervisores. Os relatos destacaram desafios enfrentados no cotidiano profissional, aprendizagens práticas e o amadurecimento acadêmico ao longo da formação.
O principal objetivo do evento foi promover a integração entre supervisores de campo, supervisores acadêmicos, estagiários e demais membros da comunidade acadêmica. O fórum também proporcionou um ambiente de diálogo e construção coletiva, com foco na articulação entre teoria e prática profissional.
“Nós, acadêmicos, vemos a Unitins bastante empenhada em trazer qualidade para os nossos estágios, além de ter um olhar sensível pra gente e assim poder oportunizar esse momento. Porque depois, no mercado de trabalho, precisamos estar ainda mais preparados, então essas informações e esse momento que temos trazem isso de uma maneira pontual mas com muita qualidade e com muita exigência. No campo de estágio, nós buscamos conversar com os professores, bater nas portas que, às vezes estão fechadas, porque desenvolvendo esse compromisso e esse trabalho, não só no estágio mas com o curso também, é que podemos construir um legado para os próximos que virão”, destaca a acadêmica do 5° período Sara Regina.
"A proposta é fortalecer a formação dos futuros assistentes sociais, criando um espaço de escuta, reflexão crítica e valorização das experiências vividas nos campos de estágio", ressaltou a professora da disciplina de Estágio Supervisionado, Ewandelina de Moraes.
A coordenadora do curso de Serviço Social, professora Gessyca Baracho, destacou que o Fórum permite compartilhar o trabalho realizado pela equipe da Coordenação de Estágio e promover a integração entre os acadêmicos que estão iniciando o estágio e aqueles que estão finalizando. “Marcamos o início de um espaço rico para que os alunos possam vivenciar e aprimorar a dimensão técnica operativa da formação profissional, ética e política, com a certeza de que a educação irá favorecer a formação integral com maior qualidade e envolvimento”.
O IV Fórum de Estágio Supervisionado reafirma o compromisso da Unitins com a formação ética, crítica e comprometida com a realidade social, fortalecendo os vínculos entre universidade, instituições parceiras e a sociedade.