Convite para celebração dos 30 anos do Museu José Hidasi - (Foto: Dicom/Unitins)
A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) convida a comunidade acadêmica e o público em geral para a comemoração dos 30 anos do Museu de Zoologia e Taxidermia José Hidasi, que acontece na próxima terça-feira, 9 de junho, às 9h, no Complexo de Ciências Agrárias (CCA), em Palmas.
A programação prevê falas institucionais, homenagens e exibição de vídeo sobre o museu, além de visita ao novo espaço onde está instalado o acervo, sob gestão do Núcleo de Zoologia e Taxidermia (NZT) José Hidasi.
Para a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Unitins, professora Kyldes Batista Vicente, a data marca não apenas um marco histórico, mas um reconhecimento à importância do trabalho desenvolvido ao longo de três décadas. “O museu é uma referência no Tocantins. Temos cerca de 5 mil exemplares taxidermizados, tanto para consulta científica quanto para ações de educação ambiental. É um momento importante para revisitar esse legado e reconhecer o professor Hidasi, que deixou contribuições valiosas à Unitins e à taxidermia no Brasil”, destacou a pró-reitora.
A diretora de Assuntos Estudantis e Esporte, Ana Márcia Gurski, também ressaltou o papel educativo do espaço. “Celebraremos 30 anos de história, ensino, conhecimento científico e extensão. São três décadas de dedicação à preservação do meio ambiente. Também vamos comemorar os dois anos da nova sede do museu, em Palmas, que passou por revitalização completa”, disse.
Acervo único no Tocantins
O Museu José Hidasi integra o Núcleo de Zoologia e Taxidermia (NZT), que atua em duas frentes: científica e didática. No acervo, há mais de 5 mil exemplares preservados por taxidermia, entre moluscos, artrópodes, anfíbios, peixes, répteis, aves e mamíferos, oriundos não apenas da fauna nacional e regional, mas também de países como África do Sul, Austrália e Nova Zelândia.
A coleção didática está disponível para visitas orientadas e empréstimo a instituições públicas em eventos com finalidades educativas. Já a coleção científica é de uso restrito a pesquisadores da Unitins e de outras universidades brasileiras.
Além das exposições no próprio museu, o Núcleo também desenvolve atividades externas com escolas da rede pública e recebe visitantes de várias regiões do Tocantins, de outros estados e até do exterior.