Câmpus Palmas promove palestra em alusão ao mês do Orgulho LGBTQIAPN+

O momento foi conduzido por docentes da Unitins e membros do Conselho Estadual dos Direitos da Comunidade LGBTQIA

GIULIA MOREIRA GALVÃO Câmpus Palmas 11/06/2025 22:08

Câmpus Palmas promove palestra sobre mês do Orgulho LGBTQIAPN+ (Fotos: Giulia Moreira/Dicom Unitins)


Em alusão ao mês do Orgulho LGBTQIAPN+, docentes do Câmpus Palmas da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) promoveram a palestra “Mês do Orgulho: Afinal, orgulho do quê?”. O evento, que ocorreu na segunda-feira, 9, no hall do bloco A, contou com a presença de acadêmicos, servidores e docentes da instituição. A palestra foi ministrada pelos professores da Unitins e membros do Conselho Estadual dos Direitos da Comunidade LGBTQIA, professor doutor John Max e o diretor do Câmpus Palmas, Ulisses Franklin Cunha.

O evento faz parte do projeto “Pílulas do Conhecimento”, que busca trazer temáticas importantes para a comunidade acadêmica durante o intervalo no Câmpus, com a proposta de serem debates rápidos e essenciais para a formação acadêmica e pessoal dos alunos.

“O Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ representa não apenas uma celebração, mas uma afirmação de existência, resistência e dignidade. Enquanto diretor do Câmpus Palmas e também membro do Conselho Estadual dos Direitos da Comunidade LGBTQIA+, reforço a importância de trazermos esse debate para dentro da Universidade. Precisamos lembrar que o espaço acadêmico não pode se isentar de pautas sociais, ao contrário, ele deve ser protagonista na promoção dos direitos humanos, da equidade e do respeito à diversidade. Debater os direitos da comunidade LGBTQIAPN+ é reconhecer que ainda há muitos desafios a serem superados: a violência, o preconceito, a exclusão e a negação de oportunidades ainda fazem parte da realidade de muitas pessoas. É por isso que o papel da Universidade é fundamental: aqui se forma não apenas profissionais, mas cidadãos críticos, conscientes e comprometidos com uma sociedade mais justa. Que possamos seguir construindo juntos uma Unitins cada vez mais acolhedora, plural e comprometida com a inclusão e o respeito às diferenças. O orgulho é um ato político, mas também um direito e nossa missão é garantir que ele seja celebrado com segurança, dignidade e liberdade” ressaltou Ulisses.

 

O professor do curso de Pedagogia, John Max, destaca que “como professor do curso de Pedagogia, trago à reflexão uma realidade muitas vezes invisibilizada: a exclusão e a evasão escolar de estudantes LGBTQIAPN+ em todo o Brasil. Diversos estudos apontam que o ambiente escolar, que deveria ser um espaço de acolhimento, aprendizado e desenvolvimento, ainda é, infelizmente, um dos principais locais de violência e discriminação contra esses jovens. Muitos alunos e alunas dessa comunidade abandonam a escola por não se sentirem seguros, respeitados ou representados. Isso não é apenas uma perda individual, mas também um reflexo de como ainda falhamos, como sociedade e como sistema educacional, em garantir o direito à educação plena, digna e inclusiva para todos. Por isso, é urgente debatermos os direitos dessa comunidade dentro da escola, nas universidades, nos currículos e nas formações docentes. Precisamos formar educadores e educadoras que saibam acolher, respeitar e defender a diversidade, criando ambientes onde todos possam aprender e se desenvolver com liberdade e segurança. Falar sobre esse tema no mês do Orgulho também é falar sobre permanência, pertencimento e transformação social", pontuou. 

Palestra reforça a importância do respeito à diversidade no ambiente educacional


 

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS