Projeto tem como objetivo conscientizar alunos do segundo e terceiro anos do ensino médio sobre a importância da educação financeira (Fotos: Divulgação)
Os acadêmicos do 7º período do Curso de Ciências Contábeis/Câmpus Dianópolis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), sob a orientação do professor Messias Rodrigues, estão implementando o projeto de Extensão Curricular da disciplina de Mercado de Capitais intitulado “Educação Financeira”. O objetivo é conscientizar alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio sobre a importância da educação financeira, por meio de uma oficina prática que ensina a necessidade de planejar o uso do dinheiro.
Essa iniciativa surge em resposta aos dados alarmantes sobre o endividamento das famílias brasileiras, que supera 70%, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor da Confederação Nacional do Comércio. De acordo com o professor Messias, a falta de educação financeira é um dos principais fatores que contribuem para essa realidade. “Em 2010, o Governo Federal estabeleceu a Estratégia Nacional de Educação Financeira, atualizada em 2020, para incentivar ações que ajudem os cidadãos a tomarem decisões financeiras conscientes. Com essa proposta, estamos levando esse projeto às escolas orientando esses jovens sobre a sua importância”, explicou.
Professor destaca a importância de decisões financeiras conscientes
As oficinas têm duração aproximada de uma hora e buscam mostrar aos alunos que pequenas escolhas financeiras podem impactar diretamente seus sonhos futuros. Ao final do evento, os participantes recebem bombons como lembrança. A diretora da Escola Estadual Coronel Abílio Wolney, Caroline Longhi, expressou seu entusiasmo com a iniciativa. “Acredito que a educação financeira é crucial para o desenvolvimento dos nossos alunos. Este projeto não só os ensina a lidar melhor com o dinheiro, mas também os prepara para um futuro mais seguro e consciente”, destacou.
O projeto visa também oferecer aos acadêmicos a oportunidade de integrar conhecimento teórico à prática, reforçando a relevância das finanças pessoais em suas vidas cotidianas. A coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Venusa Delgado, comentou que “estamos muito felizes com a realização deste projeto. É uma chance valiosa para nossos alunos aplicarem o que aprendem em sala de aula e contribuírem para o desenvolvimento de habilidade e competências empreendedoras, dessa forma contribui ainda na formação de cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar os desafios financeiros da vida”, finalizou.
A expectativa é que, ao final das oficinas, os jovens se sintam mais capacitados para gerenciar suas finanças, contribuindo para um futuro financeiro mais saudável e consciente.
Ação aconteceu com os estudantes da Escola Estadual Coronel Abílio Wolney