Presidente do Comitê destaca a realização da IV edição do Mulheres das Águas (Fotos: Ceila Menezes/Dicom Unitins)
A IV edição do evento "Mulheres das Águas" foi oficialmente aberta nessa quarta-feira, 25 de junho, no Colégio Agrícola de Natividade, recebendo um recorde de participação com a presença de mulheres de todos os municípios que compõem a região do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves (CBHRMA). O evento é realizado pelo Comitê e em parceria com o Governo do Tocantins, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e, nesta edição, trouxe o tema "O Protagonismo Feminino que faz cada gota valer: elas convertem desafios climáticos em oportunidades!", ressaltando o papel fundamental das mulheres na gestão dos recursos hídricos e na luta contra as mudanças climáticas.
A abertura contou com a presença de autoridades estaduais, municipais e representantes federais, entre eles: Mário Sena Filho, presidente do Comitê; Karynne Sotero, primeira dama e secretária extraordinária de Participações Sociais do Tocantins; Berenice Barbosa, secretária estadual da Mulher; Milena Pires, diretora de Fomento à Cultura do Tocantins; Renata Maranhão, superintendente do Sistema Nacional de Recursos Hídricos; Aldo Azevedo, diretor da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Ana Felícia Cavalcante Pires, diretora do Câmpus Dianópolis; Otacílio Oliveira, presidente do Comitê da Bacia do Rio Palma; Mónica Avelino, diretora do Colégio Agrícola de Natividade; e prefeitos de diversas cidades da região.
O presidente do CBHRMA, Mário Sena Filho, destacou a importância das parcerias para a realização do evento, agradecendo à Unitins e ressaltando o valor que a iniciativa traz na promoção de políticas públicas e na valorização do papel da mulher como protagonista. "Este evento é uma oportunidade única de valorização do protagonismo feminino na gestão dos recursos hídricos, essencial para enfrentarmos os desafios climáticos que vivemos atualmente", afirmou.
A superintendente Renata Maranhão enfatizou a necessidade de formar parcerias para fomentar a rede de mulheres, ressaltando a sensibilidade feminina na construção de ações voltadas para a preservação e valorização dos recursos hídricos. "É fundamental construir espaços democráticos onde as mulheres possam participar ativamente", destacou.
Berenice Barbosa falou sobre a parceria com o evento e as ações do programa "Vida de Mulher", que promove autocuidado, zelo e amor às mulheres. "Estamos comprometidos em cuidar das mulheres e apoiar suas iniciativas", comentou.
A primeira dama do Tocantins, Karynne Sotero, frisou o compromisso do Governo com as mulheres, destacando a importância das parcerias e a certificação do evento pela Unitins. “É fundamental reconhecermos o papel das mulheres como líderes e agentes de mudança em nossas comunidades. O Governo do Tocantins está comprometido em apoiar iniciativas que promovam a igualdade de gênero o fortalecimento da presença feminina em todos os setores. A parceria com instituições como a Unitins é um exemplo do nosso compromisso em certificar eventos que valorizam e empoderam as mulheres”.
O evento contou com apresentações culturais, com grupo de dança da sussa da comunidade quilombola São Joaquim de Porto Alegre do Tocantins e participação de mulheres indígenas.
Unitins passa a integrar o Comitê
Durante o evento, foi aprovada a integração da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) como membro do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves (CBHRMA). A diretora do Câmpus Dianópolis, Ana Felícia Cavalcanti Pires, foi designada como a representante da universidade no Conselho, fortalecendo ainda mais a colaboração entre a academia e as iniciativas voltadas à gestão dos recursos hídricos. Essa parceria é um passo significativo para promover a participação ativa da universidade em ações que visam o desenvolvimento sustentável e a valorização das mulheres na gestão das águas.
“Estamos muito felizes em integrar o Comitê, reforçando o compromisso da Unitins com a promoção da igualdade de gênero e o fortalecimento da presença feminina nas mais diversas áreas, apoiando iniciativas que promovam a capacitação e o empoderamento das mulheres. Aproveito para parabenizar o Comitê pela realização deste evento que inspira e incentiva a troca de experiências. Com união e parceria podemos construir um futuro mais igualitário e sustentável”, finalizou a diretora do Câmpus Dianópolis da Unitins, Ana Felícia Cavalcanti Pires.
Além da certificação do evento, a Unitins também se destacou com uma palestra cujo tema foi "As mulheres e as águas: unidas para o crescimento - representatividade feminina". A professora Renata Salomão foi a responsável pela palestra e afirmou que "é fundamental que as mulheres se unam e compartilhem suas experiências. Juntas, podemos transformar desafios em oportunidades e fortalecer nossa voz na gestão das águas”.
O evento, que encerrou nesta quinta-feira, 26, reuniu mais de 600 mulheres da região Sudeste do Tocantins, promovendo a valorização e a integração feminina na gestão das águas da bacia hidrográfica do Rio Manuel Alves. Com cerca de 20 palestras e diversas atividades interativas, as participantes têm a oportunidade de dialogar e trocar experiências, celebrando o protagonismo feminino, mas também busca fortalecer a rede de apoio e colaboração entre as mulheres na gestão dos recursos hídricos, promovendo um futuro mais sustentável e inclusivo.