Julho chegou, é férias, é tempo de praia! Sim, e as cidades já se movimentam para receber turistas, visitantes. As famílias se preparam para aproveitar esse período tão esperado. O estado do Tocantins possui a segunda maior bacia hidrográfica do Brasil, a Tocantins-Araguaia, e a maior cadeia de praias de água doce do Brasil, oferecendo uma carta variadíssima com praias paradisíacas e cenários deslumbrantes. Mas, para aproveitar com qualidade e segurança, alguns cuidados precisam ser tomados, pois o Estado está listado com o quinto índice mais crítico relativo aos afogamentos fatais.
Pensando nisso, o coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas da Literatura Tocantinense (Geplit), professor doutor Rubens Martins, realizou, na noite da última segunda-feira, 30, uma transmissão ao vivo “Praias: beleza e lazer, perigos e precauções”, e contou com as participações da professora doutora Susie Fernandes, autora do livro “O que vi (e registrei) no caminho das águas”, e do tenente-coronel Soares, do Corpo de Bombeiro Militar do Tocantins.
O tenente-coronel Soares apresentou o mapeamento das áreas de risco de afogamento no Estado, que é resultado do I Simpósio de Praia Seguras no Tocantins. Discorreu, também, sobre áreas balneárias guarnecidas por guarda-vidas em 2022, presença de rochas nas praias, histórico de incidentes com animais aquáticos, arraias, piranhas, histórico de comportamento de risco, locais profundos próximos às áreas balneáveis, correnteza das águas, entre outros temas relacionados.
Soares explicou sobre o perfil do afogamento fatal no Tocantins, em rios, piscinas, correntezas, acampamentos e assim por diante, e ressaltou a necessidade de redobrar os cuidados com pessoas cardíacas, epiléticas, crianças, pessoas alcoolizadas ou pós-alimentação. “Por trás de cada ponto na curva dos afogamentos fatais há uma vida interrompida que poderia ter sido prevenida, que a análise dos dados não seja apenas descritiva, mas transformadora”, destacou o tenente-coronel.
“O tenente-coronel Soares tem uma pesquisa voltada para a segurança no uso das praias. A participação dele foi para falar de todas essas questões, dos cuidados necessários para evitar afogamentos, ressaltando os cuidados que são necessários ter ao estar em uma praia, ao tomar banho nos rios ou nos lagos no Estado do Tocantins. Então, o canal Literatura Tocantinense traz nesta live uma reflexão de que aquilo que está nos livros também faz parte da vida cotidiana das pessoas”, destacou Martins.