Acadêmicas e docente do Câmpus Palmas participam do XI Conedu em Olinda/PE

Discentes apresentaram pesquisas sobre literatura tocantinense e literatura infantil negra

giulia moreira Pedagogia 09/10/2025 12:15

Discentes apresentaram pesquisas sobre literatura tocantinense e literatura infantil negra (Fotos: Arquivo pessoal)


Acadêmicas, egressas e docente do curso de Pedagogia do Câmpus Palmas da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) marcaram presença no XI Congresso Nacional de Educação (Conedu 2025), evento que ocorreu de 3 a 5 de outubro, em Olinda/PE. O congresso teve como tema central “Fazer educação a partir das margens: compromissos formativos”. Durante o congresso, estiveram presentes as acadêmicas Valdirene Guedes e Ana Carolina, bem como as egressas do curso de Pedagogia da Unitins, Lívian Castanho e Geovana Kalyne. Elas apresentaram trabalhos nos quais abordaram literatura tocantinense e literatura infantil negra, enfatizando a importância da representatividade cultural e do diálogo com saberes regionais e afrocentrados.

Ana Carolina afirmou que representar a Unitins neste congresso foi uma experiência de grande orgulho e responsabilidade, pois significou levar o nome da instituição e do Estado do Tocantins para um espaço nacional de discussão acadêmica. “Durante o evento, foi possível perceber a diversidade cultural e pedagógica existente entre os participantes, ao mesmo tempo em que se identificaram pontos de convergência nas concepções e práticas educacionais. Essa troca de saberes contribuiu significativamente para o enriquecimento pessoal e profissional, permitindo refletir sobre novas formas de atuação docente e sobre práticas inovadoras que podem ser aplicadas no contexto escolar”.

“Apresentei um trabalho sobre a literatura tocantinense, destacando autores e obras que ajudam a construir a identidade cultural do estado. Analisei como essas produções refletem aspectos sociais, históricos e culturais muitas vezes pouco reconhecidos no cenário nacional. Essa experiência reforçou a importância de valorizar e divulgar a literatura do Tocantins, inserindo-a nos espaços acadêmicos e incentivando a pesquisa regional”, ressaltou a acadêmica Valdirene Guedes.

Além das sessões de apresentação, as representantes da Unitins participaram de diversas rodas de conversa, mesas e oficinas temáticas, nas quais temas centrais da educação contemporânea foram debatidos: formação de professores, tecnologias educacionais, novas diretrizes curriculares e o papel da pesquisa no ensino. Esses momentos permitiram trocas significativas com profissionais renomados contribuindo para ampliar a visão das estudantes e egressas sobre os desafios e as tendências no campo educacional.

A egressa Livian Castanho destacou que “a oportunidade de participar do XI Conedu foi viabilizada graças ao prêmio da JIC do ano passado. Apresentar minha pesquisa Pibic neste congresso de repercussão nacional foi incrível, ainda mais por ter tido a chance de divulgar a produção científica da Unitins referente a área da educação. Só tenho a agradecer à universidade por tornar tudo isso possível”.

O professor doutor Rubens Martins destacou que os três dias de evento reafirmaram o papel da educação como propulsora da sociedade, pois a partir dela alcançamos competências e habilidades para o exercício acadêmico e profissional. “Nossa participação no XI CONEDU foi muito importante. Tivemos a oportunidade de apresentar comunicações científicas resultantes de pesquisa de TCC e de projetos Pibic e Pibiex envolvendo a literatura tocantinense”.


Cartilha distribuida pelas discentes do curso no XI Conedu


 

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS