Acadêmicas de Enfermagem da Unitins promovem ações de prevenção à dengue em escolas

Atividade orienta crianças sobre combate ao mosquito com ações educativas

débora maia Câmpus Augustinópolis 09/04/2026 19:35


Acadêmicas de Enfermagem utilizam atividade lúdica para ensinar crianças sobre prevenção à dengue (Fotos: Dèbora Maia/Dicom Unitins)


Na última quarta-feira, 8, acadêmicas do 9º período do curso de Enfermagem do Câmpus Augustinópolis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) realizaram a ação “Dengue: vamos nos proteger!”, voltada à orientação de crianças sobre a prevenção da dengue no ambiente escolar.

A atividade foi desenvolvida no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com a Unidade Básica de Saúde Manoel Alves Ramos, e contemplou estudantes da Creche Municipal Maria Cayres de Almeida e da Escola Municipal Anacleto Paulino da Silva, nos turnos matutino e vespertino.

A diretora da Creche Municipal Maria Cayres de Almeida, Aurilene Pereira Sousa, destacou a importância da iniciativa no ambiente escolar. “Receber ações como essa contribui para o aprendizado das crianças de forma acessível e dinâmica. Trabalhar a prevenção da dengue desde cedo fortalece a consciência sobre os cuidados com a saúde e aproxima a escola da universidade”, afirmou.

A acadêmica Samilla Alves ressaltou o objetivo da ação de incentivar práticas preventivas desde a infância. “Buscamos orientar as crianças sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, destacando os riscos, os sintomas da doença e a importância de buscar atendimento quando necessário”, afirmou.

A professora orientadora da atividade, Cristiana Soares, destacou que a abordagem lúdica facilita a compreensão do tema. “A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e sua prevenção está diretamente ligada à eliminação de água parada. Ao trabalhar o tema de forma acessível, as crianças compreendem como o mosquito se desenvolve e podem contribuir com ações de prevenção em suas casas”, explicou.


Atividade interativa reforça orientações sobre a prevenção à dengue


Durante a ação, as acadêmicas utilizaram estratégias lúdicas e interativas, como histórias ilustradas e dinâmicas educativas, abordando o mosquito transmissor, os riscos da doença e as principais formas de prevenção. A participação das crianças evidenciou o envolvimento com as atividades propostas.

A ação contribuiu para ampliar o conhecimento das crianças sobre atitudes simples de prevenção, como evitar o acúmulo de água parada. A iniciativa também reforça o papel das crianças como multiplicadoras de informação no ambiente familiar e comunitário.

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS