Docente da Unitins publica artigo científico com resultado de pesquisa sobre a educação no Estado

Documento faz uma análise do desempenho de alunos do 5º ano na área de Língua Portuguesa, comparando dados de 2015 e 2024

lara fogaça Pesquisa 14/04/2026 11:06

Um estudo sobre o desempenho de estudantes do 5º ano nos descritores Língua Portuguesa do Sistema de Avaliação do Tocantins (Saeto) foi o tema do artigo científico produzido pela docente da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Liliane Scarpin Silva Storniolo, publicado na atual edição da revista Humanidades & Inovação. Fruto de um projeto de pesquisa da universidade, o estudo comparou dados do Saeto de 2015 e 2024 para construir um diagnóstico acerca do processo de aprendizado dos alunos.

O artigo "Saeto: análise dos descritores de língua portuguesa do 5º ano do ensino fundamental" fez um estudo qualitativo com análise documental dos descritores e buscou avaliar a evolução das habilidades de leitura e escrita ao longo de nove anos e sugerir ações de melhoria. Além de Liliane Scarpin, também assinam o artigo: Kyldes Batista Vicente, Maria Socorro da Silva e Leandro Dias de Oliveira.

De acordo com Liliane Scarpin, o estudo deve início em 2017, partindo de uma pesquisa básica de orientação acadêmica. A partir de então, a pesquisadora aprofundou o tema para abordar as dificuldades de aprendizagem em Língua Portuguesa dos estudantes, enfatizando a importância de um ensino centrado no aluno. “A língua portuguesa serve de base para as demais disciplinas, então focar em língua portuguesa é uma maneira de conseguir melhorar o desempenho, tanto nessa, quanto em outras disciplinas. A ideia é mostrar para os professores onde os alunos estão tendo mais dificuldades, para que possam saber onde focar as aulas”, explicou.

Sobre os resultados obtidos, o estudo aponta uma melhora geral no desempenho, mas sugere que ainda há espaço para melhorias nas competências dos alunos em relação à coerência e coesão textual. “No primeiro momento a gente elencou resultados muito baixos, mas quando feita a comparação com os dados mais atuais, percebemos que a educação melhorou muito. O Estado tem oferecido formações para os professores, de forma muito pontual e assertiva, que estão ajudando demais no ajuste dessas dificuldades que os alunos têm”, concluiu Liliane Scarpin.

O artigo é fruto de um projeto de pesquisa aprovado em edital da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) e atende diretamente aos objetivos do edital, que contemplam, entre outros: a valorização de pesquisadores com produção de destaque em suas áreas do conhecimento; a ampliação da produção científica qualificada na Unitins; e a seleção de projetos inéditos que contribuam para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no Estado do Tocantins. A publicação do artigo em uma revista classificada como Qualis A3 destaca a relevância e a qualidade da produção científica desenvolvida, evidenciando os resultados concretos das políticas de fomento implementadas pela universidade.

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS